Você está visualizando atualmente Relato sobre visita à Estação Ecológica Estadual de Fechos – Educação Ambiental

Relato sobre visita à Estação Ecológica Estadual de Fechos – Educação Ambiental

16/02/2012

As comunidades do entorno da Estação Ecológica de Fechos e que vivem em sua zona de Amortecimento solicitaram e foram prontamente atendidas para realização de visita com objetivo de educação ambiental na Estação Ecológica Estadual de Fechos. As comunidades têm se mobilizado em torno da campanha “Fechos eu Cuido!” Fazendo a sensibilização das comunidades para a importância de se cuidar do ambiente dentro e no entorno da UC, e pode ser melhor compreendida através do site: http://www.fechos.org.br/

O encontro se deu na ETE do Jardim Canadá, no dia 16/02/12 às 8:30 da manhã, próximo a entrada da EEFechos.
Foram visitadas algumas áreas de canga ferruginosa, presentes principalmente nas bordas de da UC e em sua área de amortecimento.
Seguimos para o manancial de abastecimento de água administrado pela Copasa. De lá um grupo menor partiu em busca da caverna citada na Tese de Doutorado de Maria Antonieta Alcântara Mourão, intitulada: “Caracterização hidrogeológica do aquífero Cauê, Quadrilátero.”

O outro grupo composto por 7 participantes permaneceu nas proximidades das instalações da COPASA, sendo acompanhado por dois técnicos do IEF, do Parque Rola Moça e também pelo funcionário da COPASA, que cuida das instalações de captação. Estiveram presentes neste grupo: Camila (CRESCE e APREVS), Izabel e Rodrigo (PRIMO- Pasargada), Luciana (Pasargada), Claudio (Ecoavis), Tana (Vale do Sol).

Este grupo aprendeu sobre o sistema de abastecimento de água, compreendendo a dinâmica de captação, reservatórios, adução e a conjuminância deste serviço com a dinâmica hídrica do local. O grupo pôde observar o grau de regeneração de vegetação de parte das áreas que foram afetadas com os desmoronamentos de 2008. Observamos a avifauna, cursos dagua, e a exuberante vegetação primária, ainda poupada pela poluição que se encontra um pouco mais acima, à montante, descendo rumo às captações, provenientes principalmente das drenagens pluviais da BR040 e do túnel bala conforme imagens a seguir.

Participantes da expedição à Caverna: Júnia Borges, Fernanda Mann, Gustavo Passos, Flávio do Carmo e Felipe.

Constatamos que o principal curso d’água está sendo contaminado pelo esgoto clandestino ligado na rede de água pluvial da Copasa que cai em Fechos. Há muito lixo ao longo do curso d’água. Há ainda a necessidade de avaliar alguns desmoronamentos ao longo do curso conforme fotografias, pois parecem recentes.

De maneira geral, o curso d’água está severamente assoreado, a condição ambiental é frágil no principal curso de água de Estação Ecológica.

foto 01
Figura 1: Desmoronamento principal sobre curso d’água proveniente do montante Vale do Sol (à esquerda) – Foto: Júnia Borges

foto 02 
Figura 2: Desmoronamento sobre curso d’água – Foto: Júnia Borges

 

foto 03 
Figura 3: Indício de curso d’água intermitente – Júnia Borges

 

 foto 04
Figura 4: Desmoronamento sobre curso d’água – Foto: Júnia Borges

 

foto 05
Figura 5: Desmoronamento sobre curso d’água principal – Foto: Júnia Borges

 

Há cerca de três contribuintes preservados, este é alimentado pela água que sai da tal caverna!
 

foto 06
Figura 6: Curso d’água contribuinte preservado. Foto: Júnia Borges

 

Figura 7: Gruta

Há que se perguntar os motivos que trouxeram a atual situação: adensamento urbano (causado principalmente esgoto clandestino e permeabilização das áreas de recarga de aquífero), mineração (explosões), causas naturais associado a falta de controle por parte do órgão gestor. Não se sabe se há o acompanhamento e monitoramento das condições ambientais.

Esse esgoto esta sendo despejado dentro dos limites da EE Fechos, localiza-se bem em frente a uma placa informativa sobre o anel rodoviário que diz: 9 km para o anel.
Envio as coordenadas: 20o 04`13″   43o 58′ 56″, fica ao lado da BR 040, pouco depois do posto da Policia Federal.

 

 foto 07
Figura 8: Despejo de água e esgoto clandestino na EEEFechos – Foto: Flávio do Carmo.
 
 

foto 08

 

foto 09

Figura 9: Água e esgoto clandestino na EEEFechos – Foto: Flávio do Carmo.

 

foto 10
Figura 10: Água e esgoto clandestino na EEEFechos – Foto: Flávio do Carmo.

 

foto 11
Figura 11: Água e esgoto clandestino na EEEFechos – Foto: Flávio do Carmo.

 

Tendo em vista nosso relato e o indicativo da necessidade de intervenções urgente na referida UC, nós, adeptos da Campanha Fechos eu cuido, nos colocamos à disposição do IEF, gerencia do Parque Estadual Estação Serra do Rola Moça e Copasa, para qualquer ação que possa se reverter em benefícios para a Estação. Pedimos também que os órgãos competentes se mobilizem para sanar os problemas apontados com ou sem nossa colaboração, mas que estejam atentos à responsabildidades sobre área pública de tanta relevância, como esta, que implica em abastecimento público de água. Agradecemos a colaboração do IEF, através do Sr Marcus Vinicius e sua equipe que nos acompanhou na 1ª Expedição Fechos eu cuido!