Ao compartilhar  Fechos nas redes sociais, é importante colocar a sua localização.

No Instagran no campo "Adicionar local", digite Estação Ecológica de Fechos que ele te retorna a opção.

No Facebook, clicar no ícone "Check-in"  na parte de baixo da aba e digite Estação Ecológica de Fechos para obter o retorno da página, clique na opção e pronto.

descuidoTalvez a maior ameaça à natureza seja a indiferença humana, a falta de zelo com toda a vida que co-habita conosco. A desatenção com o ambiente leva ao descuido com uma área que é fonte de água e de reciclagem de ar, elementos indispensáveis a toda forma de vida.

adensamento_urbanoO crescimento urbano acelerado e desordenado permite a construção de casas nas zonas de amortecimento da Estação Ecológica dos Fechos, pondo em risco o sutil equilíbrio necessário para a preservação da rica biodiversidade da região.

 

queimadasAnualmente o fogo atinge os Fechos, principalmente na região mais próxima da BR 040. O fogo recorrente altera a vegetação nativa, diminuindo sua diversidade, mata os animais e expõe os solos dificultando a absorção das águas de chuva e provocando o assoreamento dos cursos d´água.

Suas margens, principalmente nos trechos urbanos, estão com as cercas depredadas, sem qualquer sinalização e visitantes mal avisados, que coletam bromélias, orquídeas e até pássaros para vender na cidade, aceleram o processo de extinção de espécies da fauna e flora.